Logo em seguida, iniciei meu curso de Inglês e nesse momento a internet me ajudou na prática a utilizar todos os recursos que ela propiciava, o começo do curso foi um momento importante e decisivo na minha vida, pois percebi realmente o que eu queria fazer dali por diante, enxergava as possibilidades que o aprendizado dessa língua podia me oferecer, comecei a me interessar a tudo que se referia a Inglaterra, como por exemplo, a cultura, as notícias, comidas, entre outros. Acessava os sites da embaixada do Reino Unido no Brasil, do jornal This is london, e também da Universidade de Harvard, uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, entre outros. Durante as aulas fiz amizade com uma pessoa muito querida: Minmin Sawa, nascida no Japão veio para o Brasil aperfeiçoar o Inglês e aprender a Língua Portuguesa, porém ela precisou voltar e então conversávamos muito pelo Skype, até hoje mantemos contato com menos frequência, mas criamos um laço forte de amizade. Todas essas ocasiões a Internet esteve presente, tornando possível esses acontecimentos.
Por fim, as transformações tecnológicas estão ocorrendo de forma rapida, há alguns anos atrás poucos sabiam ligar um computador e a chegada da internet parecia ainda uma miragem. As nossas relações eram mantidas face a face e agora podemos contactar com alguém que se encontra distante sem vermos os seus olhos, podemos também conversar com pessoas que nunca tínhamos visto antes.
A internet é um mundo gigantesco que permite quase tudo: efetuar compras, consultar a nossa conta bancária, preencher formulários, saber o que está acontecendo no mundo todo através dos sites jornalísticos, etc. Todas estas pequenas coisas obrigam a que cada um de nós esteja semanalmente um considerável número de horas em frente a um computador.
domingo, 22 de novembro de 2009
Pelos Links da Vida
Como atividade dessa semana no curso de Pós-Graduação da UFMG, o professor Ricardo nos convida a refletir acerca de nossas experiências marcantes com a internet, como cita Johnson (2001) sobre as possibilidades e perspectivas que lhes foram abertas.
Lembro bem daquela tarde de sábado em 2000 quando meus pais chegaram com o computador, foi uma grande euforia eu olhava aquela máquina e parecia ver refletir um mundo novo que estava prestes a descobrir, com o computador veio também uma linguagem diferente: e-mail, chat, fórum, etc. Deste modo, não demorei a criar um conta de e-mail do yahoo e enviar mensagem a todos meus familiares do vox cards.
Acima fiz um Glogster ilustrativo!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Vivi,
ResponderExcluirNo primeiro contato com o computador e a Web é tão estranho, né? Parece estamos pisando em ovos, um mundo desconhecido, com palavras desconhecidas. E quem diria que depois de um tempo, iamos ficar nessa familiaridade toda, né? E é como vc diz, agora dedicamos algumas horas por dia.
E sabendo usar essa ferramente adequadamente, como vc fez, é um espaço excelente de aprendizado.
Abraço.
Olá Viviane!!!
ResponderExcluirRealmente vc descreveu tudo: "podemos também conversar com pessoas que nunca tínhamos visto antes"
E como conversamos, não é mesmo???
Amizades que simplesmnete surgiram... e que com certeza perdurarão por muito tempo!
A Internet tem muitas desvantagens às vezes, mas o simples fato de termos a privilégio de conhecer pessoas com as mesmas perspectivas e interesses nossos, engrandece nossas vidas!
Parabéns pelo post repleto de sentimento e informações!
Grande abraço, amiga!
Andréa Centeno
Olá Viviane,
ResponderExcluiracho que ainda não tinha entrado em contato com vc nesse curso, e nada melhor do que esse momento no qual estamos dividindo nossas histórias, não é mesmo... Você descreve muito bem o sentimento que acredito todos tivemos, a surpresa, o interesse, a necessidade... Encontrar amigos... Parabéns pelo post. Abraços
Também me senti meio sem chão quando adquiri meu primeiro computador e levei algum tempo para me acostumar com o jargão tão específico. Mas vamos superando a cada dia, não é mesmo?
ResponderExcluirMuito legal seu blog!
ABçs